Ecoponto

Os Ecopontos são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de resíduos que não serão mais utilizados, podendo ser de várias naturezas. Tem por objetivo eliminar o descarte incorreto destes itens, como em lixos comuns, vias públicas, rios e terrenos baldios; a fim de manter o saneamento e a limpeza pública adequados nos municípios.

O CONDESU possui um Ecoponto em Artur Nogueira, localizado na Rodovia dos Agricultores (Artur Nogueira/Mogi Mirim), o Ecoponto “Ponte de Tábua”.

Ecoponto “Ponte de Tábua”, localizado no município de Artur Nogueira

No local são coletados resíduos inservíveis para suas posteriores destinações adequadas. O que pode ser levado ao Ecoponto: lâmpadas, pneus, pilhas, baterias, medicamentos vencidos, eletrônicos e óleo de cozinha usado.

Lâmpadas

Pneus

Pilhas e Baterias

Medicamentos vencidos

Eletrônicos

Óleo de Cozinha Usado

No Ecoponto também há um espaço dedicado para atividades de educação ambiental. São feitas atividades lúdicas sobre a preservação do meio ambiente, atividades sobre coleta seletiva, discussão sobre compostagem, além de uma visita por todo o espaço, onde as crianças podem conhecer a horta orgânica disposta no local, as hortas verticais, a composteira e o pula-pula feito de pneus reutilizados. Faixa etária: 6 a 10 anos. Disponível para todos os municípios consorciados.

Horta orgânica

Com o óleo de cozinha que é coletado no local e nas escolas municipais (através do projeto Sabão Ecológico), realiza-se a produção de sabão, visando o reaproveitamento deste resíduo. Posteriormente, estes são distribuídos a população. 

Sabão Ecológico